#1| Panquecas Americanas e um olá!

by - sexta-feira, fevereiro 19, 2016

Olá! Aqui está mais um blog de culinária, de alguém que nunca pensou encontrar na comida um prazer tão grande.

Desde pequena que nunca liguei muito a esta arte, até que a necessidade de independência caiu em mim (chama-se crescer).

Aos poucos e poucos, fui tomando o gosto e hoje gosto de pensar em mim como uma cozinheira wannabe, que tenta experimentar coisas novas e diferentes (pelo menos lá em casa), e tenta fazer quase tudo caseiro, não só pela via económica, mas pelo facto de pôr algo de mim em cada receita.

Não será um diário, nem tenho como pretensão vir escrever todos os dias. Até porque há dias que não há temp, há dias que não apetece e vai umas salsichas com ovo estrelado (tão bom!).

Mas espero poder apresentar algumas das minhas tentativas chef wannabe e espero que gostem!

Esta receita tem uma história. O aniversário do A. chegava cada vez mais depressa e eu já lhe tinha dado o meu presente (vamos lá, Sandoval!) mas, como sempre, gostaria de lhe poder dar um miminho. Mas vida de professor é assim, e ele teve de fazer o sacrifício
que chatice de ir numa visita de estudo até Sevilha, durante aquela semana! Iria passar o aniversário entre autocarros, miúdos aos gritos, tapas e paelha! E tinha de acordar às 5 da manhã para ir...

Como devem imaginar, acordar às 5 da manhã, para quem normalmente às 9 vai trabalhar, não é fácil. Então andei a magicar o que lhe poderia fazer nesse dia, para que ele começasse o dia mais contente. E surgiu-me a ideia de fazer panquecas para o pequeno-almoço dele! Mas acordar às 4h30 para cozinhar? Hum... não.

Então, na véspera, esperei que ele adormecesse (10 segundos
inveja) e, às duas da manhã, lá fui eu experimentar fazer pela primeira vez as panquecas.

Aqui vai a primeira receita de algumas (muitas, espero eu!)

#1 | Panquecas Americanas

Ingredientes

. 1/2 l de leite
. 2 ovos
. 450 gr de farinha de trigo (eu usei farinha com fermento às mesma, para crescerem mais um pouco)
. 4 colheres (chá) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de sal
. 4 colheres (sopa) de açúcar
. 2 colheres (chá) de óleo
. 2 colheres (chá) de essência de baunilha (opcional)

Preparação

1. Misture todos os ingredientes com o auxílio de um batedor de varas.
2. Bata até que a massa esteja homogénea.

3. Numa frigideira anti-aderente, coloque mais ou menos 2 colheres (sopa) de massa, sem espalhar.
4. Quando a massa estiver com “bolhas”, vá soltando delicadamente com a ajuda de uma espátula. (Cuidado para a deixar bem cozida, senão depois escorre para fora, como se tivesse recheio)
5. Vire a panqueca e deixe dourar do outro lado dourar. 




Para o A., deixei creme de avelã (não caseiro ainda) para acompanhar. E ele adorou!

Eu provei quando acordei e não são panquecas doces, nem salgadas. Têm um sabor neutro, mas bom. Consistência fofinha e densa. São boas tanto com o creme de avelã, como com requeijão.
Foram aprovadas cá em casa e qualquer dia repete-se o mimo, mas desta vez para dividir a dois.

Espero que gostem!

Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários