#17 | Leite e #18 | Farinha de Coco Caseiros

by - terça-feira, junho 14, 2016

Ao pesquisar um pouco pela net, na tentativa de diminuir a quantidade de hidratos de carbono (açúcares) e tentar comer de um modo um pouco mais saudável, fui procurando alternativas à farinha de trigo e ao leite de vaca.

Sim, eu sei que não devíamos beber leite em adultos, mas é algo do qual me custa deixar.

E então dei de caras com o coco. E eu que não gosto de coco! Nãããão! Mas a minha perseverança culinária e a vontade de comer melhor, fizeram-me continuar nesta demanda.

A farinha de coco, comparada com a farinha de trigo convencional, tem maior quantidade de fibra, é hipoalergénica e não contém glúten! Além disso, contém menos açúcares.

O leite de coco é uma boa fonte de cálcio, vitaminas C, E, B1, B3, B5 e B6 e minerais como o ferro, magnésio e fósforo. É também rico em gorduras saturadas, que são mais facilmente digeridas, não havendo tanta deposição de gorduras no tecido adiposo.

Ainda assim, quem quer manter-se na linha, deve bebê-lo em moderação porque é um leite um pouco calórico.

E com estas coisas em mente, fui procurar preços sobre estes produtos e fiquei um desanimada porque estas coisas ditas saudáveis são sempre mais caras que as outras.

No entanto, tento também fazer o máximo em casa pois será sempre menos processado, mais natural e, consequentemente, mais saudável!

Ao espreitar o blog da Joana Roque, As minhas Receitas, descobri que podia fazer tanto a farinha como o leite de coco em casa. Lá fui eu a correr comprar o coco!

#17 | Leite de Coco Caseiro (para 1 litro)


Ingredientes


. 200gr de coco ralado (encontram na secção das sobremesas, no supermercado)
. 1 litro de água


Preparação


1. Colocar a água a ferver
2. Num recipiente que possa levar toda a água, colocar o coco ralado.
3. Adicionar a água e deixar infundir pelo menos meia hora. 
4. Ao fim desse tempo, levar tudo ao liquidificador/varinha mágica e triturar muito bem (eu tive de fazer por várias vezes porque o meu liquidificador não é muito grande).
5. Coar o leite e espremer muito bem todo o líquido.

E está feito! Aguenta-se 4 a 5 dias no frigorífico, sendo necessário misturar em cada utilização, pois criará uma parte líquida e uma sólida.



Se quiserem um leite mais doce, podem adicionar açúcar, mel, stevia, a gosto. Mas eu bebi ao natural. E para quem não gosta de coco, até me soube muito bem!

E já sabia para que ia ser usado! (mas vêem no próximo episódio!)

Com a mistura sólida que sobrou de fazer o leite, fiz farinha! Óptima para fazer bolachas, pão, para colocar em cereais, ... Um mundo!

A maneira tradicional é deixar a secar num forno, com temperatura muito baixinha, durante umas horas. Mas, por enquanto, não tenho forno, por isso encontrei a alternativa perfeita: a frigideira!


#18 | Farinha de Coco Caseira (para 200gr)


Ingredientes


. 200gr do coco ralado que sobrou do Leite de Coco


Preparação


1. Numa frigideira anti-aderente em lume muito baixo, colocar o coco ralado numa cama fina.
2. Mexendo de vez em quando, aguardar que o coco vá secando e ganhando uma cor dourada (demorou cerca de 25, 30 minutos).
3. Se quiser uma farinha mais fina, triturar um pouco com a varinha mágica (eu não o fiz).

E já está! Quem diria que era tão simples?

Fica uma cor tão bonita! Castanho dourado, tão bom!



















Utilizei esta farinha nos cereais de pequeno-almoço e ainda para fazer pão, substituindo parte da farinha, mas infelizmente não tenho fotos para mostrar.

Experimentem, vão gostar!


Sabor de Bolso

You May Also Like

0 comentários